quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Câmara Municipal de Vila Real interessa-se pelos Guardas-Nocturnos

«Em plena situação de crise financeira, a cidade de Vila Real parece não a viver de perto.


- Vila Real aposta em projectos de desenvolvimento local, na população sénior e na segurança pública -


A MERVAL, criada em 2006, é uma empresa do Município de Vila Real, que tem vindo a apostar na promoção de projectos que permitam um desenvolvimento local e empreendedorismo, nomeadamente na criação de empresas na Zona Industrial de Constantim. Esta já acolheu cerca de 20 empresas das áreas mais diversas, tais como Higiene e Segurança Alimentar, Equipamentos de Climatização de Energias Renováveis, Reciclagem de Consumíveis Informáticos, Informação, Comunicação e Marketing, Decoração Profissional, Actividades e Apoio Técnico na área da Micologia.

A Câmara Municipal tem feito também algumas apostas. Uma delas recai no programa de actividade física sénior que tem como slogan “Não queremos dar anos à vida, mas vida aos anos”. Este projecto surge como resposta à preocupação do município em proporcionar, à população sénior do concelho, todas as pessoas com mais de 55 anos de idade, um programa de actividades lúdico – desportivas.Estas actividades são devidamente programadas e orientadas e encontram-se divididas em três áreas de intervenção: a actividade física nos Lares, que teve início em 2003 e conta com um técnico da área do desporto que se desloca as lares aderentes (Vila Nova, Centro Comunitário de S. Tomé do Castelo e Centro Paroquial de Mateus); a actividade física nas freguesias, iniciada em 2009 e onde um técnico disponibilizado pela Câmara Municipal se desloca duas vezes por semana às freguesias aderentes (Andães, Borbela, Folhadela, guiães, Mondrões, Mouçós, Quintã e Vila Marim); e a Hidroginástica Sénior, que arrancou em 2003, acontece aos sábados na Piscina Municipal e pretende desenvolver a capacidade de resistência, melhorara o sistema cardiovascular, promover o relaxamento e diminuir a ansiedade, entre outros.

Os Guardas-Nocturnos são também alvo de interesse por parte da Câmara Municipal. No passado dia 19 decorreu, nos Paços do Concelho, uma reunião entre a Câmara Municipal, o Comando Distrital da PSP de Vila Real, a Associação Comercial e Industrial de Vila Real os Guardas-Nocturnos que ainda se encontram no activo, na qual se procedeu ao balanço da actividade desenvolvida por estes ‘senhores da noite’.

Em 2001, foi criado o serviço complementar de segurança da cidade que se tem vindo a afirmar como uma mais-valia e contribuindo para uma maior tranquilidade entre os comerciantes e também entre os moradores. Desta reunião, resultou ainda a importância do reforço da campanha de informação e sensibilização da comunidade.

Estas medidas levadas a cabo na cidade de Vila Real contribuem para um maior desenvolvimento da cidade e da comunidade e proporcionam um clima de bem-estar e satisfação neste momento de crise que o país atravessa.»


por Elsa Nibra, terça-feira, 23 novembro 2010


Sem comentários:

Enviar um comentário